outubro 14, 2004

Japan - Gentlemen Take Polaroids (1980)



Eu sei, eu sei. O blog está sendo pouco atualizado e a Suzana está muito tímida para escrever qualquer coisa. Para não dizer que eu abandonei o blog, vou comentar sobre esse disco do Japan que eu já estava querendo comprar faz um tempão, mas só me cocei em adiquirí-lo agora.
Priemiramente, comprei o disco meio que no escuro, uma vez que apenas conhecia uma de suas músicas (Nightporter, uma excelente baladinha por sinal), mas já conhecia a fama da banda: Os caras começaram nos anos 70 como uma banda de Glam, no estilo Roxy Music, e partiram na virada para os anos 80 numa empreitada mais new wave. Esse álbum marca justamente esse momento de mudança. Mas o que lembra a banda? Alguns dizem que esse disco influênciou principalmente o Duran Duran (ou não deu para perceber que o Nick Rhodes copiou seu visual da capa desse disco?), mas o Japan é menos alegre e muito mais introspectivo. As músicas flertam um pouco com bases eletrônicas, usando e abusando de camadas de synth, mas em nenhum momento soam muito mecânicas ou muito gélidas (bem, talvez um pouquinho frias). Para quem já ouviu o Dalis Car (projeto de um dos caras do Japan com Peter Murhy do Bauhaus), dá para ter uma breve noção de como o álbum soa.
Sei que as minhas "críticas" não ajudam muita gente e sempre são vagas demais, então vamos resumir da seguinte forma: é um álbum com inflências de glam rock inglês dos anos 70 + o new wave menso alegre dos anos 80. Se ficou curioso, vale a pena dar uma ouvida...