março 10, 2005

Carlos Ginzburg - Os Andarilhos do Bem



Recebi esse livro como presente de aniversário da Maren faz mais ou menos uns 2 anos. Bem, como volta e meio compro livros novos (e estava meio saturado para ler textos de história) acabei deixando o Sr. Ginzburg meio de lado.

Contudo, nessa 2 últimas semanas, eu simplesmente devorei o livro. Carlos Ginzburg, um especialista em História das Mentalidades, mais uma vez volta ao tema do ocultismo na Idade Média e como isso se relaciona com a Inquisição. Porém, ao invés de abordar o tema das bruxas e seus sabás (assunto que já havia descorrido em um outro livro), o autor joga o seu olhar sobre o grupo dos benandanti (Andarilhos do Bem). Em sua análise, as pessoas que afirmavam ser benandanti tinham como missão enfrentar bruxas e feiticeiros em combates espirituais (afirmam sair do corpo a noite) onde estava em jogo as boas colheitas e a saúde de crianças amaldiçoadas por encantos.

Com uma narrativa fácil que lembra um pouco os romances (ao contrário dos pesados textos acadêmicos), Ginzburg nos mostra como esses benandanti passaram de "cavaleiros de cristo" a "servos do diabo" devido a influência da Igreja.

Para quem gosta do tema, altamente recomendável.