julho 19, 2004

Domingo Agitado: Dogville + Tiroteio



Essa semana foi agitada no ramo da sétima arte: assiti ao Homem-Aranha 2 (blockbuster do momento), Clube da Luta (filme que se tornou meio cult) e ontem na casa do Murillo nós fechamos a semana com Dogville. O que dizer do filme? Lars Von Trier é conhecido pelo seu experimentalismo, que é evidente, uma vez que ele é o criador do Dogma 95. Mas certamente um filme onde não se tem cenários, apenas marcações no chão indicando a área das casas deve ter sido algo que deu nó na cabeça de muita gente.
Tirando esses detalhes técnicos de lado (que de certa forma, deram um charme ao filme), a história em sí tem uma premissa bem interessante: mulher foragida de gangsters se refugia em uma pequena cidade e trabalha para seus moradores como forma de retribuição. Porém, os moradores se aproveitam da situação e praticam todos os tipos de abuso contra essa mulher...ou seja (pelo menos, para mim): a maldade pode estar ou surgir em qualquer lugar. As pessoas quando estão em uma posição superior, não tem escrúpulos. Resumindo, sempre se imponha, porque as pessoas são muito escrotas. Pelo menos eu acho isso. Excelente!!!!

Claro que nem tudo foram flores. Ao sairmos da casa do Murillo (para ser mais exato: Eu, João e Suzana), nos deparamos com um carro da polícia que, sem mais nem menos, começou a abrir fogo contra uma favela das proximidades. Voltamos correndo de volta (a sorte que ainda não havíamos saído com o carro) e tivemos que esperar as coisas se acalmarem. Uma situação totalmente bizarra que, pelo que parece, está se tornando cada vez mais normal em nossas vidas. É foda...