outubro 29, 2004

Johnny Cash - American IV: The Man Comes Around



Quem me conhece sabe que eu sou um comprador compulsivo de cds e dvds. Por isso, nem tudo que compro tem como ser comentado aqui (não tenho tanta paciência), mas tem coisas que valem a pena ser analisadas. Jamais me interessei por Country Music, não vou a nenhuma festa de peão boiadeiro ou coisa do tipo, mas sempre tive uma fascinação por Cash. A primeira vez que eu ouvi sua voz foi no cd Zooropa do U2, que foi algo impactante para mim. Passados todos esses anos, fui reencontrar o Sr. Cash quando ele gravou esse disco, que faz parte de uma série de álbuns com regravações de artistas mais recentes. Nesse caso, duas músicas chamaram a atenção: Hurt do Nine Inch Nails (em uma versão belíssima) e Personal Jesus do Depeche Mode (que já foi regravado dezenas de vezes, mais recentemente pelo Marilyn Manson). O álbum tem outros covers como Sting, Fiona Apple e Beatles, mas a graça do álbum é como o Johnny Cash conseguiu traduzir todas essas músicas para o seu country-dark-minimalista (estilo esse que influneciou MUITO o Nick Cave).
Pouco tempo após a gravação desse álbum, Cash veio a falecer (já era um senhor em idade avançada - algo que dá um toque a mais no disco, por ser um velho cantando as músicas), o que lhe rendeu diversas homenagens (inclusive no MTV Music Awards).
Resumindo a ópera: um disco muito bom.