agosto 08, 2004

A Viagem de Chihiro



Uma das últimas sensações no universo da animação, "A Viagem de Chihiro" é um filme excelente para quem gosta ou também para quem não gosta de animes (desenhos japoneses). A história é sobre uma menina de 10 anos que entra num mundo mágico, onde seus pais são transformados em porcos e ela, para poder sobreviver, tem que abandonar todas as facilidades que uma menina nessa idade tem no Japão atual e trabalhar numa casa de banhos fantasmagórica.
O filme foi um sucesso internacionalmente e conquistou diversos prêmios. Rola um boato (segundo me foi dito pelo Murillo) que os fãs de anime detestatram o desenho, alegando que foi um filme produzido para o mercado americano e que é muito comercial. Só tenho uma coisa a dizer sobre esse povo: quando esses caras encontram um filme com uma história de verdade, que não é repleta dos clichês dos animes tradicionais, eles torcem o nariz. Só porque o filme não tem explosões, personagens cômicos idiotas ou dezenas de lutas intermináveis, o filme vira lixo. Fala sério!

PS: O autor do anime (que também dirigiu o excelente "Princesa Mononoke"), deu uma intrevista recente alegando que os animes no Japão morreram. Infelizmente, como eu disse acima, talvez ele esteja certo.