novembro 11, 2004

Mate-me Por Favor



Esse livro de Legs Mcneil e Gillian Mccain conta a história do punk desde o final dos anos 60 (com o chamado proto punk) até sua derrocada (que segundo os autores, foi no início dos anos 80).

São vários relatos das pessoas que viveram na época, passando por bandas, groupies, empresários, funcionários de gravadoras, radialistas, repórteres entre outros. O mais interessante é que tudo é contado na forma de recordações, relatos, fofocas, o que muitas vezes gera algumas contradições nas versões das histórias. Ou seja, é muito legal saber sobre os primeiros anos de bandas como: Velvet Underground (e sua relação com Andy Warhol), Iggy Pop, MC5, Patti Smith, New York Dolls, Ramones, Dead Boys, The Clash, Sex Pistols entre outros.

Na minha modesta opinião, o único porém do livro é o fato de, uma vez que os autores são americanos, que o punk inglês ser considerado poser, fake ou degradado. Como quase todos os relatos são de norte-americanos, a cena inglesa é pouco trabalhada. Mas fora isso, o livro é fenomenal.

Recomendo.